Três primeiros colocados no concurso são italianos. (Foto: Danielle Moura / Seapa) 5c4f4j

Mais de 660 queijos foram avaliados pelos jurados durante a ExpoQueijo Brasil 2022 em Araxá, no Alto Paranaíba. O Concurso Internacional teve a participação de produtores brasileiros e de outros cinco países: Itália, Chile, Bolívia e Portugal. 32 categorias foram premiadas e os 15 finalistas com maiores pontuações disputaram o chamado “super ouro”, prêmio máximo da competição. Pelo segundo ano consecutivo, os italianos venceram a disputa.

Governador Romeu Zema e o Secretário Thales Fernandes visitaram a ExpoQueijo Brasil em Araxá. (Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG)

Os três primeiros colocados na grande final foram queijos produzidos na Itália. “Temos o grande campeão, que é italiano mais uma vez, mostrando a força do nosso concurso internacional. E, principalmente, tivemos premiações de ouro, prata e bronze, nas nossas regiões, do Sul ao Norte de Minas, mostrando a excelência do queijo mineiro”, destacou o Secretário de Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes.

O grande vencedor do concurso foi o Gorgonzola Dop Piccante, do produtor Caseificio Defendi Luigi, que concorreu na categorias de queijos azuis com leite de cabra, ovelha ou vaca. Em segundo e em terceiro lugar, respectivamente, ficaram o Sbrinz Fromelle Ouro, de Docina Nutrição, e o Caciocavallo di Agnone, produzido por Caseificio di Nucci, que disputaram o concurso nas categorias “Queijos de leite cru de vaca, com massa cozida, casca lisa e maturados” e “Queijo de massa filada maturado”.

“É uma grande emoção estar presente aqui mais uma vez neste ano, representando a tradição leiteira e queijeira italiana, essas empresas que atravessam gerações. É uma honra levar essa alegria para eles que a gente vivenciou aqui”, destacou Pedro Albano, representante das queijarias italianas na premiação.

Mais de 600 queijos foram avaliados pelos jurados. (Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG)

Produtores nacionais 2f36h

O queijo brasileiro melhor classificado entre os finalistas foi o Pyramide, do Laticínio Eldorado, de Igarapé do Meio, no Maranhão. O produto é feito com leite de cabra e, após o desmolde, recebe uma camada de carvão vegetal e é pulverizado com bolor.

Entre os queijos de Minas Gerais, o melhor colocado no ranking foi o Maria Fumaça, da Fazenda Bom Sucesso, em Itanhandu, no Sul do estado, vencedor na categoria de queijos de leite de vaca com mofo branco na casca maturados.

Postagens Recentes 524s1k

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro 2h307

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

1 mês atrás

Andamento da colheita de café no Brasil k6658

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

1 mês atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte 492033

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

1 mês atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas 3u411w

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

1 mês atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio 5a1h2w

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

1 mês atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil mci

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

1 mês atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!