(Foto: UFLA) 6q74n
Em uma missão de segurança alimentar no Moçambique, professores da Escola de Ciências Agrárias de Lavras da Universidade Federal de Lavras (ESAL/UFLA) promoveram neste mês cursos técnicos agronômicos para os produtores de algodão no país africano.
O trabalho fez parte do projeto global “Além do Algodão”. Os cursos incluíram conhecimentos sobre produção vegetal, com foco no manejo das espécies cultivadas nas províncias de Tete e Manica. Para o professor Rafael Peron Castro, proporcionar o desenvolvimento de técnicas, inclusive as da agricultura brasileira, foi de grande importância para o desempenho dos produtores locais.
“Algumas ações agronômicas foram corrigidas nos Campos Demonstrativos de Resultados (CDRs) e suas réplicas, como técnicas de plantio e arranjos produtivos. Existem alguns hábitos locais que precisam ser adequados para melhorar a produtividade. Trabalhamos no sentido de promover a segurança alimentar para essas comunidades, utilizando os exemplos da agricultura brasileira”, finaliza.
A missão foi resultado de uma cooperação entre a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores – ABC/MRE, o Programa Mundial de Alimentos – PMA/FAO/ONU, e a UFLA.