Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte 64010
25º 12º

Queijaria é a primeira da Serra do Ibitipoca a obter registro QMA 633d4q

IMA reconhece Fazenda Guimarães de Lacerda, localizada em Santa Bárbara do Monte Verde, como produtora de Queijo Minas Artesanal 1u194k

Queijo produzido na Fazenda Guimarães de Lacerda é reconhecido nacionalmente (Foto: fazenda_lacerda/ Divulgação)
Vivia de Lima
17 de julho de 2021
compartilhe

A Fazenda Guimarães de Lacerda, localizada em Santa Bárbara do Monte Verde, é a primeira da Serra do Ibitipoca a receber o registro como produtora de Queijo Minas Artesanal (QMA), concedido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O local é pioneiro no resgate da produção de Queijo Minas Artesanal na região e foi fundamental para o reconhecimento da região como produtora de queijo.  O produtor Antônio Henrique Duarte Lacerda e seu filho Arthur Henrique Lacerda, comemoraram o registro. Eles receberam o reconhecimento das mãos do governador Romeu Zema, que cumpriu agenda no município de Juiz de Fora.

“Nós recebemos agora, a partir do nosso trabalho, de legalização da queijaria, do queijo artesanal da Serra do Ibitipoca, um certificado que nos dará a liberdade de realizar um melhor trabalho, e que nosso produto seja confiável para os consumidores, o que é fundamental”, afirmou Antônio Henrique. Na prática, esse reconhecimento significa que os locais seguem os processos tradicionais de produção do queijo e que a comercialização do produto pode ser feita de forma legal.

Agronegócio em Minas aponta crescimento 5q1q1x

A propriedade se junta a outras sete localidades no estado que possuem esse registro. Outras queijarias na região também iniciaram o processo de registro junto ao Estado. “O agronegócio em Minas tem sido a atividade que mais cresce no nosso Governo. Sabemos que tem um potencial surpreendente. Nós queremos que nosso café, nosso queijo e que vários outros produtos feitos em Minas sejam valorizados. Eles são feitos por artistas. Falta mostrarmos tudo aquilo que é feito”, afirmou o governador, sinalizando ainda que a divulgação dos produtos nacionais poderia, inclusive, fomentar o turismo na região.

Serra do Ibitipoca 1m6hp

O estudo de caracterização integrada dos municípios da região das Serras da Ibitipoca como produtora do QMA,  foi realizado pela Emater-MG, em 2018 e desenvolvido em parceria com Instituto Federal de Rio Pomba e prefeituras. O trabalho identificou que o QMA é produzido e comercializado na região Serras da Ibitipoca desde o século XVIII .

Ainda segundo o estudo de caracterização, a contribuição no campo social se refere à inserção dos produtores de queijo no mercado formal, e possibilita o o a capacitações e assistência técnica específica nas propriedades. A caracterização, feita a partir da demanda dos produtores de queijo da região, reconhece os municípios produtores por meio de diagnóstico de produção, levantamento histórico e cultural.

compartilhe