Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,34
Dólar R$ 4,85
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte 64010
28º 14º

Estiagem acende alerta em Mantena no Vale do Rio Doce 131253

Falta de chuva é uma preocupação dos produtores rurais 4z128

área de reservatório seca
Região rural de Mantena sofre com estiagem. (Foto: Divulgação)
Washington Bonifácio
7 de outubro de 2021
compartilhe

Já tem mais de 150 dias que não chove, em Governador Valadares, no Leste do Estado. A cidade é uma das maiores da região e é para onde aflui maior parte da produção leiteira do Vale do Rio Doce. Só a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce atende quase 60 municípios do Leste, incluindo Mantena, que fica na divisa com o Espírito Santo.

Depois dos incêndios que destruíram pastagens e terrenos inteiros, a crise hídrica, no Leste do Estado, já é um dos assuntos mais comentados entre os produtores rurais. Os níveis nos principais reservatórios que abastecem as cidades estão baixos. O reflexo no campo é inevitável.

O baixo índice de precipitação no último período chuvoso, de outubro de 2020 a março de 2021, é considerado abaixo da média histórica em quase todo o Estado.

Vasão abaixo da média em cidades do  Leste de Minas. (Foto: Divulgação)

MANTENA 61423j

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), informou que o principal reservatório que abastece Mantena chegou a um nível muito baixo. Com a falta das chuvas, a recomendação da instituição é para a população economizar água e evitar o desperdício.

Reservatório seco

Reservatório que abastece a cidade de Mantena. (Foto: Divulgação)

A água já não está mais vertendo sobre as barragens da Serra Branca, Turvo e Córrego Frio, essas três que formam o sistema de captação utilizado pelo SAAE.

Desta forma, com a situação se agravando, e para evitar um possível racionamento, a direção do SAAE pediu para que a população evite lavar calçadas, carros, molhar a rua e outros procedimentos que podem agravar a  distribuição de água, principalmente para aquelas famílias que moram nas partes mais altas da cidade.

Na zona rural a estiagem prolongada tem sacrificado as atividades dos produtores.

“Aonde tinha muita água ainda tem, mas é pouca. Alguns locais já até secou. Tem muitos produtores que estão sem jeito de irrigar o café, os piquetes. A nossa esperança é a de que a chuva venha nos próximos dias”, disse o presidente do Sindicato Rural de Mantena, Alvim Gomes. q106n

compartilhe